Curta ‘A Fábrica’ promove reflexão sobre racismo estrutural em exibição no Colégio de Aplicação

19/11/2025 08:44

Com direção da cineasta negra Beatriz Cristina da Silva, roteiro de Diego de Los Campos, produção executiva de Rodrigo Dalsotto de Freitas e produção da Covil Filmes, o curta-metragem “A Fábrica” (contemplado pelo edital da Lei Paulo Gustavo Municipal Franklin Cascaes) teve sua primeira exibição pública realizada no Colégio de Aplicação para os estudantes do primeiro e do terceiro ano do Ensino Médio no dia 18 de novembro de 2025.

Conforme o idealizador, “O filme, com 12 minutos de duração, é um drama poético que aborda de forma sensível e crítica o racismo estrutural e suas implicações sociais. A narrativa acompanha os personagens Simone e Luciana em situações que revelam desigualdades profundas, convidando o público a refletir sobre temas como preconceito, classe social e justiça. A proposta estética contempla planos contemplativos e imagens de forte simbolismo. Mais do que uma obra artística, A Fábrica, foi concebida como um instrumento de reflexão e diálogo. Sua pertinência pedagógica se mostra especialmente valiosa no contexto do Ensino Médio, por estimular a análise crítica de questões centrais da sociedade brasileira e global, em diálogo com debates sobre desigualdade, cidadania e direitos humanos”.

A Fábrica foi contemplado pela Lei Paulo Gustavo e conta com o apoio da: Fundação Cultural de Florianópolis Franklin Cascaes, Prefeitura de Florianópolis, Ministério da Cultura e Governo Federal.

Após a exibição do filme, os estudantes participaram de um bate-papo e dentre as inúmeras perguntas feitas que versaram sobre questões técnicas de produção à questão de posicionamento crítico sobre a crítica apresentada, podemos destacar a seguinte: “Qual mensagem/reflexão vocês deixam para nós estudantes?”