Estudantes do Ensino Médio da disciplina de Teatro do CA-UFSC realizam saída de estudos ao Departamento de Artes Cênicas da UDESC
Na manhã desta terça-feira, 8 de julho de 2025, estudantes do 1º Ano do Ensino Médio, integrantes da oficina de Teatro conduzida pelo professor Túlio Fernandes, do Colégio de Aplicação da UFSC, participaram de uma saída de estudos ao Departamento de Artes Cênicas (DAC) do Centro de Artes, Design e Moda (CEART) da Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC).
Ao longo da visita, os alunos participaram de uma aula prática de encerramento, na qual retomaram exercícios desenvolvidos durante o semestre e vivenciaram novas experiências a partir da prática do Teatro Playback, trabalhada ao longo do semestre — uma forma teatral de improvisação em que os atuantes, através de várias técnicas específicas, reencenam histórias contadas pelo público, valorizando a escuta, a expressão criativa e a partilha de vivências.
Além disso, os estudantes exploraram as dependências do CEART, conhecendo salas do curso de Teatro e Artes Cênicas, como os espaços voltados ao trabalho corporal e ao Teatro de Animação. Visitaram também outras áreas do centro ampliando seu entendimento sobre o ambiente de formação artística e docente no estado de Santa Catarina, no qual muitos professores-artistas se formam — incluindo seu próprio professor e os estagiários.
A atividade marcou o encerramento da oficina de Teatro ministrada pelo Prof. Me. Túlio Fernandes, que conclui neste semestre seu ciclo de dois anos como professor substituto de Teatro na escola. Também celebrou a finalização do estágio dos licenciandos Leandro Cidade e Guilherme Fernandes, estudantes da Licenciatura em Teatro da UDESC, que atuaram ao longo do primeiro semestre de 2025 ao lado do professor Túlio nas aulas de Teatro com a turma do 1º Ano.
A saída de estudos contou ainda com a presença da supervisora escolar Gisele Becker, a professora de Educação Especial Ciriane da Silva e a professora Joice Rodrigues, da UDESC, que acompanharam e apoiaram os estudantes durante toda a atividade.
Encerrando o semestre com sensibilidade e criatividade, a manhã foi marcada por afetos, memórias e muitas histórias compartilhadas — reafirmando o valor da Arte, especialmente do Teatro, como espaço de escuta, criação e imaginação na escola pública.


