SiEM 2024: Estudantes do Colégio de Aplicação preparam-se para Simulação Internacional

08/03/2024 09:49

Os estudantes do CA/UFSC, orientados pelos docentes de Geografia, André Peron e Tomás, iniciaram a preparação das equipes de estudantes dos segundos e terceiros anos do Ensino Médio para o SiEM (Simulação de Organizações Internacionais para o Ensino Médio), que ocorrerá em 08 de abril de 2024. Esse evento é um projeto de extensão desenvolvido por acadêmicos de Relações Internacionais (RI) da UFSC. O objetivo é fomentar a educação e a cultura dos jovens por meio da simulação dos processos de tomada de decisão dos principais foros de debates das Organizações Internacionais. Este ano, estão sendo discutidos os seguintes temas:

1. Assembleia Geral da ONU – Reforma do Conselho de Segurança da ONU: formação atual, reconfiguração e busca por legitimidade;

2. COP – Justiça Climática: equidade para um futuro sustentável;

3. Conselho de Segurança da ONU – Conflito Israel-Palestina: crise humanitária e caminhos para a estabilidade;

4. União Africana – A guerra civil Sul-Sudanesa: refúgio, milícias e disputa por recursos naturais;

Os estudantes do CA/UFSC estarão representando os seguintes países: na Assembleia Geral, França; Papua Nova-Guiné; na COP, Haiti; no Conselho de Segurança, a Palestina (sem voto). Também temos estudantes engajados no papel da Mídia Internacional.

As reuniões de estudos e preparação prosseguem até o dia do evento. As delegações estão aplicadas e tudo caminha para uma experiência de conhecimento.