Trabalho desenvolvido no Colégio de Aplicação é selecionado para apresentação no Congresso Nacional “Movimento Escolas pelo Clima”

16/11/2023 12:03

No segundo trimestre de 2023, a atividade pedagógica intitulada “As mudanças climáticas e o plano diretor de Florianópolis em pauta nas discussões no terceiro ano do ensino médio” foi desenvolvida na disciplina de Geografia,  no Colégio de Aplicação da Universidade Federal de Santa Catarina, sob a orientação do professor André Peron. A ação teve como objetivos: conhecer e analisar o cenário de fenômenos climáticos no contexto geográfico de Florianópolis-SC; relacionar as mudanças climáticas com os ODS-ONU, pautados no planejamento urbano de Florianópolis; desenvolver alfabetização climática para a cultura de prevenção e mitigação de desastres diante da emergência climática.

A atividade permitiu a incorporação de tecnologias digitais, tais como: uso da plataforma Moodle; uso do Sensoriamento Remoto; uso de Sistemas de Informação Geográfica (SIGs); uso de Banco de Dados; e editores de vídeos para produções audiovisuais. Para tanto, essa proposta didática demandou a preparação dos materiais e do ambiente virtual para pesquisa e aprofundamento dos estudantes; introdução da temática com aulas expositivas e atividades de estudo; apresentação da proposta e orientação dos estudantes nas atividades de elaboração dos vídeos; curadoria digital das produções dos estudantes para debates em aula; conscientização da emergência climática no cenário de Florianópolis-SC.

Dentre os resultados e aprendizados dessa ação, é possível pontuar: conhecimento científico de fenômenos climáticos; conhecimento de tecnologias de monitoramento dos fenômenos climáticos; discussão da Emergência Climática no currículo escolar; produção e disponibilização de audiovisual sobre emergência climática no contexto do plano diretor de Florianópolis-SC; divulgação da agenda global dos ODS-ONU na escola, no cenário da emergência climática. Os estudantes foram comprometidos com a atividade e deixaram um recado claro de preocupação com essa pauta aos gestores públicos.

Alguns resultados desses estudos e dos respectivos trabalhos estão disponíveis, clicando  AQUI.

O trabalho foi um dos 35 selecionados para apresentar a sua ação climática no Congresso Nacional Movimento Escolas pelo Clima, no dia 22 de novembro, das 19h às 21h. O evento será online e gratuito. Toda a comunidade escolar está convidada para se inscrever e participar. Para mais informações, clique AQUI.