Profissionais de Enfermagem do Colégio de Aplicação e NDI da UFSC fortalecem cuidado integral através do uso de plantas medicinais no ambiente escolar

09/08/2023 08:28

No dia 31 de julho de 2023, as profissionais do Serviço de Enfermagem do Colégio de Aplicação (CA) e do Núcleo de Desenvolvimento Infantil (NDI) participaram de uma capacitação sobre o uso de plantas medicinais no contexto escolar. A capacitação foi ofertada pela equipe do Horto Botânico do Hospital Universitário (HU/UFSC), Michael Anderson da Luz Lopes e Carolina Oschoski, sob coordenação da Profª Maique Weber Biavatti do Curso de Farmácia, com o intuito de orientar as profissionais utilizar essa prática com segurança e efetividade no cuidado aos nossos estudantes.

O uso das plantas medicinais é uma prática muito antiga e, segundo dados da Organização Mundial da Saúde (OMS), 80% da população mundial se utiliza dessas ou de suas preparações no contexto de cuidados básicos de saúde (CARNEIRO et al., 2014).

O Colégio Aplicação ganha destaque nesse aspecto por possuir um espaço de cultivo dessas plantas. No ano de 2018 foi idealizado e executado o projeto “O relógio medicinal do corpo humano” onde os alunos do 1º ano A (anos iniciais) construíram na horta um canteiro medicinal em forma de relógio. Lá são cultivadas plantas medicinais que beneficiam os diferentes órgãos do corpo humano. As plantas foram divididas dentro do relógio de acordo com a hora onde a energia vital do órgão no qual elas têm atuação está, segundo a medicina tradicional chinesa, no auge de sua ação.

A partir de então, as profissionais do Serviço de Enfermagem colhem partes das plantas cultivadas no canteiro medicinal para a preparação dos chás (sob forma de infusão) e oferecem aos alunos que apresentam sintomas como dores abdominais, náuseas, cefaléia, dentre outras.

A prática de cuidado no uso das plantas medicinais pela equipe de enfermagem do CA tem como objetivo ofertar recursos terapêuticos alopáticos para alívio de sintomas,  bem como, proporcionar a vivência aos alunos dos benefícios das plantas medicinais, favorecendo  o autocuidado a partir da experimentação. Entendemos que ofertar o uso de plantas medicinais para crianças, adolescentes e jovens é uma iniciativa que pode contribuir para uma melhor compreensão do conceito ampliado de saúde.

Acreditamos ser indispensável sensibilizar e fortalecer junto à comunidade escolar o uso das plantas medicinais como recurso terapêutico, e também,  fortalecer nossas práticas de cuidado no nosso cotidiano de trabalho, visto a possibilidade de promoção de um cuidado integral e de qualidade aos estudantes e servidores. Desta forma, agradecemos com veemência a equipe do horto do HU/UFSC por nos ter proporcionado esse momento tão rico e proveitoso, e convidamos a comunidade escolar a conhecer o trabalho lá desenvolvido através do site https://hortodidatico.ufsc.br/.